Somente devemos estender REIKI com o consentimento de quem vai receber. Trata-se de respeitar e dar liberdade ao outro de aceitar ou não. Mesmo sabendo que podemos fazer bem ao outro, devemos consulta-lo e aceitar possíveis negativas.
NOVA ERA REIKI LUZ obteve os melhores resultados, e por isso adotou um método próprio para estender REIKI. Este método consiste em vinte e uma aplicações quando utilizado o primeiro nível do REIKI, ou seja, com toque suave de mãos na pessoa que recebe. As sessões são, desde o início, com duração de uma hora, e espaçadas uma das outras em uma semana.
Pessoas podem ser resistentes a receber. Pensamos duas vezes, se alguém na rua nos estende um sorvete, quanto a se devemos receber ou não. É natural pensarmos no que a pessoa possa querer em troca. Criamos resistências a tudo o que é novo. Assim, é natural que estas resistências aconteçam também no REIKI.
Deste modo, a cura vai acontecer na medida em que a pessoa a quem estendemos REIKI permitir receber.
REAÇÕES:
Durante os tratamentos, embora não seja comum a todas as pessoas, ocorreram casos em que aconteceram afloramentos de dores físicas, emoções e lembranças geradoras de traumas e bloqueios.
Estas possibilidades são perfeitamente explicáveis. Quando temos um ambiente escuro, não percebemos pontos de sujeira, devido à ausência de luz em seu interior. REIKI é Luz. Estende a Luz nos pontos escuros com o propósito de que aquela sujeira que causa danos à nossa saúde seja percebida e retirada a tempo. Isto é cura. Quando menino, por várias vezes tive espinhos encravados em meu pé. Minha atitude sempre foi de correr até minha mãe, chorando. No entanto, quando ela se propunha a retirar o espinho, eu corria em direção contrária à que ela estava.
Ora, sabemos que o espinho causa dor ao encravar na carne. Sabemos que causa dor ao ser retirado. Sabemos que se não for retirado , o organismo tentará encobrir o espinho, tornando possível a convivência. Sabemos também que um espinho na carne é um elemento estranho e pode causar uma infecção se não for tratado. Sabemos que se ele permanecer aí por muito tempo, pode ser até que nem nos lembremos mais de sua existência e, no entanto pode causar uma infecção generalizada, a ponto de nos conduzir à morte física, sem que possamos localizar a origem da infecção.
Os espinhos que guardamos e encobrimos , provenientes de traumas emocionais, físicos e mentais podem estar nos causando dano agora, sem que nos demos conta do que está acontecendo. Mágoas, ressentimentos, culpas, provenientes de erros, causados por atos, pensamentos, palavras, omissões, são como espinhos cravados na carne, os quais tentamos esconder de nós mesmos.
Fazemos isto pelo medo de que, ao retira-los, isto nos possa causar dor. A mãe sabe que, retirando o espinho somente nos pode causar alívio, paz interior, libertação de nossos sofrimentos e a conquista da alegria inerente à criança. Sabe que o sofrimento é um erro, que a causa precisa ser dissolvida. No REIKI, tais fatos acontecem para que os espinhos possam ser retirados e dissolvidos, proporcionando assim a grande oportunidade da cura.
Em tais processos, constantemente, somos conduzidos, pela compreensão, ao perdão. Perdão a nós mesmos, pelo que fizemos, ou pelo que não fizemos. Pelo que falamos, ou pensamos, ou pelo que nos omitimos. Perdão aos outros, dando e recebendo o perdão.
“PERDOAI, ASSIM COMO PERDOAMOS”
Assim as desarmonias são extintas. Doenças são desarmonias. A saúde então é recuperada.
“VAI PRIMEIRO RECONCILIAR-TE COM TEU IRMÃO”[JESUS].
Houveram questionamentos de pessoas que recebem REIKI, tais como:
“- Antes do REIKI estava bem. Devo ter pego algo de quem estendeu o REIKI em mim.”
Isto não é possível. Ninguém pode passar algo a você. Se apareceu algo aí, é porque aí já estava. Pode ser que você não o tenha percebido. Quantas pessoas saudáveis vão fazer exames médicos e descobrem que tem câncer após a divulgação dos exames? Seria por acaso que o médico colocou a doença ali?
Outras vezes aconteceram questionamentos idênticos de pessoas que estendem REIKI.
“- Eu estava bem antes do REIKI, e depois não me senti mais tão bem. Será que a pessoa estava muito mal e passou algo para mim?”
Outra vez “NÃO”.
A LUZ ELIMINA A ESCURIDÃO POR ILUMINAÇÃO, NÃO POR ABSORÇÃO.
É possível que quando a pessoa que está aplicando REIKI também não está curada, apareça também nela o que estava obscuro até então.
Temos que olhar no entanto a cura, e não os desconfortos transitórios inerentes ao processo. Por vezes o REIKI pode não produzir a cura física, no entanto, atua na cura da mente, produz relaxamento das tensões, dissolve o stress, é eficaz em estados depressivos, ansiedade e pânico, e muitas outras. O REIKI gera calma, amor e paz profunda.